segunda-feira, 10 de junho de 2013

DEPRESSÃO: A NOITE ESCURA DA ALMA.


      


Assalamu aleikum!

Todos nós sabemos que o mal do século é a solidão, as pessoas desaprenderam a viver juntas e dividir o que tem. O egoismo e a competição tomaram conta da sociedade, escolas, lares e até mesmo das mesquitas.

Vemos cada vez mais irmãos crentes em Allah (SWT) sendo acometidos por sentimentos de melancolia, raiva e tristeza. Deixando o pior de todos os sentimentos entrar em sua vida: a depressão. Escurecendo o dia maravilhoso que brilha na alma de todo muçulmano.

Como pode alguém que crê em Allah (SWT) ficar triste ou se desesperar? Por isso falaremos um pouco sobre esses sentimentos que muitos irmãos tem vergonha de assumir. 



Vamos começar apontando algumas diferenças básicas entre tristeza e depressão.  Em essência, a tristeza é parte integrante de nossas vidas e do ser humano. É uma emoção  normal, que mais ou menos  todas as pessoas já experimentaram  em diferentes fases de suas vidas.  A partir dessa perspectiva, podemos concluir que a tristeza é “normal”. De acordo com os ensinamentos islâmicos, Allah (SWT) afirma que é Ele quem dá felicidade e tristeza.

"É Ele que te faz rir e chorar,
É Ele que te dá a vida e a morte."
(Alcorão Sagrado 53:43,44)

A tristeza não resulta em desespero, nem em um estado de inércia, em outras palavras, podemos passar por períodos de tristeza, mas não de depressão.



Depressão, por outro lado, é caracterizada por desespero, perda do sentido da vida e geralmente não somos capazes de identificar a causa da melancolia. Todo mundo experimenta os sintomas da depressão, mas quando os sintomas permanecem por duas semanas ou mais, é chamada de depressão clínica. No entanto o Coran nos ensina, a termos cuidado com os sintomas da depressão (mesmo que seja por um curto período de tempo), pois ela pode ocasionar uma grave sensação de perda de liberdade e controle.

Vamos analisar agora algumas verdades sobre a depressão sob o ponto de vista islâmico. Esperamos que você ao adotar essas verdades, seja capaz de trazer luz para a noite escura de sua alma, pois toda mudança começa quando vemos as coisas sob uma nova luz.



1-Nenhuma pessoa é sobrecarregada com problemas e dificuldades que não pode suportar.

"Allah não impõe a nenhuma alma carga superior as suas forças."
(Alcorão Sagrado 2:286)

Isso mostra que o ser humano pode suportar muitos fardos que acredita serem insuportáveis. Quantas vezes na sua vida, você sentiu que não ia aguentar mais? Quantos muçulmanos passam por dificuldades na sua vida e mesmo assim continuam submissos a Allah (SWT)?

2-Depois de todas as dificuldades, vem a facilidade.

Pensamos que a verdade da vida é um problema atrás do outro, uma dificuldade após a outra, uma tarefa seguida de outra.

No entanto, é importante saber que, enquanto a vida nos testa, Allah (SWT) nos dá a felicidade após a privação. Existe a facilidade da morte após as dificuldades da vida, há  facilidade do sono após as dificuldades do dia, há facilidade na aposentadoria após as dificuldades de uma carreira, e tudo tem seus altos e baixos.

O Coran ensina:

"Certamente, com a adversidade está a facilidade." 
(Alcorão Sagrado 94:6)



3-O sofrimento purifica a nossa alma.

Quando passamos por momentos difíceis, quando perdemos um ente querido, quando passamos por dificuldades financeira, quando temos nossa saúde abalada, surge em nós a verdadeira essência de nossa alma. Começamos a fazer perguntas que achamos fundamentais: "Porquê estamos aqui?" , "Qual é o propósito da vida?", "O que aconteceu com todos os meus planos e sonhos?"

O Profeta Muhammad (SAAS) disse: "Não olhe para aqueles que estão acima ou são mais afortunados mas, ao contrário, olhe para aqueles que estão abaixo ou são menos afortunados." (Muslim)

As dificuldades são necessárias para a alma. Ela força a alma à lidar com as questões difíceis da vida. Ela nos ajuda a crescer como pessoas, e como lidar com nossa fragilidade humana. E a nossa fragilidade nos ajuda a encontrar nossa mais íntima natureza.

Não são os eventos que acontecem que causam a tristeza ou a depressão, mas é a nossa reflexão interna da situação que determina a nossa espiritualidade e nossa maturidade emocional.




4-Você pode não estar no controle, mas pode escolher o que quer fazer.

A sensação de não estarmos no controle de situações adversas. O sentimento de impotência caminha lado a lado com a depressão.

Por isso você deve aceitar a sua falta de controle sobre determinadas circunstâncias. A depressão ocorre devido à situações externas e de como nós permitimos que esses fatores afetem o nosso interior.

Essa é uma oportunidade para nos voltarmos para Aquele que está no controle de tudo. Diga a Allah (SWT) que você sabe que Ele é o dono de sua vida e veja como você se sentirá em seu interior.


    Você pode também tomar medidas em relação a sua situação. A vida é feita de escolhas e você pode fazer as escolhas certas. Trabalhe no que você pode mudar a sua vida. Comece a caminha na direção de Allah (SWT) e veja as transformações que ocorrerá dentro de você.



    Então irmãos e irmãs, enxuguem suas lágrimas e saibam que ainda não inventaram remédio melhor para curar a tristeza e a depressão do que o Coran, a Sunnah e a submissão a Allah (SWT).

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário