sábado, 4 de agosto de 2012

O QUE É ISSO COMPANHEIRO???





Com certeza o Profeta Muhammad (SAAS) jamais precisou dizer algo parecido com isso aos seus companheiros (os Sahabas).

Essa frase exprime o espanto de alguém que, sem esperar, vê seu companheiro de fé, luta e amizade, fazer algo completamente incoerente. Trair a amizade de alguém tornou-se algo banal na nossa sociedade extremamente competitiva.

O companheirismo era um sentimento tão forte e profundo na mente dos Sahabas, que o Profeta Muhammad (SAAS) teve o privilégio de ter ao seu lado os melhores amigos que alguém jamais teve.

E você companheiro, amigo e irmão muçulmano? O que tem feito aos seus parceiros de Jihad?

Vamos esquecer um pouco o peso do jargão político que a palavra “companheiro” ganhou, e fazer uma pequena análise etimológica dessa palavra, que exprime tudo que o Coran e o Profeta (SAAS) nos transmitiram.

De acordo com o dicionário Houaiss companheiro é “aquele que participa das ocupações, atividades, aventuras ou destino de outra pessoa; é quem acompanha, faz companhia ou vai na companhia de alguém.”

Essa explicação traduz tudo que os Sahabas promoveram na sua vivência ao lado do Profeta (SAAS). Infelizmente ao observar os dias de hoje constatamos que a mentalidade das pessoas é: “se dar bem em cima dos outros a qualquer custo.” Não é isso o que o Coran e a Sunnah nos ensina.




“Sabei que os crentes são irmãos; reconciliai, pois, entre vossos irmãos” (Alcorão 49:10).

Abu Huraira (R) relatou que o Mensageiro de Deus disse: “Em qualquer dia da vida as falanges (articulações) do ser humano devem oferecer uma caridade. Para isso, o estabelecer a justiça entre duas pessoas é uma caridade; ajudar um homem a subir em sua montaria e ajudá-lo com a carga da mesma é também uma caridade: a boa palavra é uma caridade; e cada passo que der em direção a oração é uma caridade; e retirar do caminho um obstáculo é também uma caridade.” (Bukhari e Muslim)

Agora meu irmão, ao invés de pensar no que os outros estão fazendo conosco, pense em você mesmo. Como você está tratando seu irmão muçulmano? Como um companheiro ou um inimigo?



Ter amigos é a melhor coisa da vida, porém, ser amigo é a melhor maneira de se modelar o caráter do homem muçulmano.

Assalamu aleikum!



3 comentários:

  1. Eu sou muçulmano, a partir do momento em que partilho a mesma fé com outro individuo somos irmão de fé, supostamente irmãos são companheiros mas não comigo.
    Trabalho para e com paquistaneses e nunca fui tão mal tratado pelos "meus" como sou com eles.
    Dirigem-me palavras duras, gritam-me, não me olham como um ser humano igual, zombam de mim e desdenham tudo o que eu possa fazer.
    Tristemente é esta a realidade de hoje em dia entre muçulmanos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assalamu aleikum irmão.
      Que Allah (SWT) facilite seus assuntos meu irmão!

      Excluir
  2. Alahu akbar irmao tenha fe pacinecia que Deus ira castiga-los nessa vida e na outra , abomino esses pessoas que tratam mal seus trabalhadores .

    ResponderExcluir