terça-feira, 24 de julho de 2012

HIPÓCRITA, FALSO, DUAS CARAS, EU???????





Assalamu aleikum!

O significado da palavra “hipocrisia” em termos gerais é fingimento, falsidade ou dissimulação.

Chama-se hipocrisia o ato da pessoa fingir ter boas qualidades, para ocultar alguns defeitos. Perante  a Shariah (lei islâmica), a hipocrisia consiste no indivíduo exteriorizar algo que seja contrário àquilo que oculta no seu íntimo. Na Shariah, este comportamento é conhecido por Nifáq (descrença).

A hipocrisia é como uma doença íntima; ela se manifesta no indivíduo de duas formas:

1. Hipocrisia na crença
2. Hipocrisia nas ações

O primeiro caso ocorre quando o indivíduo exterioriza atos que condizem com o Islam, mas na realidade, oculta o oposto a isso no seu íntimo; a pessoa que age deste modo designa-se por Munáfiq (hipócrita).

Neste caso, como a hipocrisia se manifesta na crença da pessoa, esta se torna descrente. O Sagrado Alcorão diz no Capítulo 4, Versículos 140, 142 e 145:

“Sabei que ALLAH reunirá no Inferno, todos os hipócritas e incrédulos.” “Os hipócritas pretendem enganar a ALLAH; porém, Ele os engana. Por isso, quando se dispõem a orar, fazem-no com preguiça, fazem-no por ostentação e poucos mencionam ALLAH.” “Os hipócritas ocuparão o mais desprezível lugar no Inferno, e jamais lhes encontrarás socorredor algum.”

O Profeta Muhammad (SAAS) indicou alguns sinais que servem para identificar um hipócrita. Abdullah Ibn Amr Ibn Al-Áss  narra que o Profeta Muhammad (SAAS)  disse:
“Existem quatro hábitos que, ao se manifestarem, revelam que o indivíduo é um autêntico hipócrita; e quem adotar um destes hábitos, acabará acolhendo um sinal de hipocrisia até que o abandone. Esses quatro hábitos são:
- Quando lhe é confiado algo, trai;
- Quando fala, mente;
- Quando promete, não cumpre;
- Quando disputa, excede-se (abusa)”.
[Bukhari e Musslim]

Não há duvida alguma quanto às palavras proferidas pelo Profeta Muhammad (SAAS). De fato, estes hábitos e comportamentos são típicos de um Munáfiq, aquele que finge ser muçulmano ocultando a sua descrença, aquele a quem ALLAH (SWT) introduzirá no Inferno, juntamente com os descrentes.
Infelizmente, encontramos alguns muçulmanos que são detentores de uma crença correta, mas que, no entanto, ostentam alguns destes hábitos ruins.

Mentem com frequência, algumas vezes para conseguir certos benefícios, e outras, para prejudicar alguém. Frequentemente assumem compromissos, mas dificilmente os cumprem. Fazem questão que lhes seja confiado algo, mas o seu objetivo é trair.

Será que estes indivíduos são considerados Munafiquin, porque possuem sinais de Munáfiq? Será que são semelhantes àqueles que ocuparão o lugar mais desprezível do Inferno? A resposta correta seria que não são considerados Munafiquin, mas assemelham-se a eles. Este é o Nifáq nas ações, ou seja, é a chamada hipocrisia nas ações, uma vez que se manifesta nos atos da pessoa.
Hoje em dia, é frequente encontrar muçulmanos que mentem com muita naturalidade, não são fiéis naquilo que lhes é confiado e não cumprem com as suas promessas, esquecendo-se da gravidade de seus atos.

Ubada Ibn Al-Sámit narra que o Profeta disse:

“Garantam-me seis coisas da vossa parte que eu garanto para vós o Paraíso: Dizei a verdade quando falardes cumpri quando prometerdes, sede fiéis quando algo vos for confiado, preservai os vossos pudores e refreai as vossas mãos (não as expondo ao ilícito)”. [Ahmad]

A hipocrisia tornou-se tão vulgar que as pessoas julgam tratar-se de algo sem importância e que não merece atenção alguma. É comum encontrarmos indivíduos que dizem ser nossos amigos, mas que na realidade, a sua amizade é falsa, pois usufruem dessa aproximação para interesses mundanos e com falsas promessas, a fim de atingirem algum objetivo.

Fazem falsos elogios com o único intuito de nos agradar. São pessoas com duas caras, querendo agradar a “gregos e troianos”, pois quando estão com uns, falam uma coisa e quando estão com outros, falam outra coisa. Não são coerentes, não pautam por um caráter firme, não são fiéis aos seus princípios.

Abu Huraira narra que o Profeta Muhammad (SAAS) disse:
“...e encontrarão as piores pessoas, aquelas que têm duas faces, apresentando-se a uns com uma face e a outros com outra face”. [Bukhari e Musslim].

Muhammad Ibn Zaid  conta que certas pessoas comentaram com o seu avô, Abdullah Ibn Umar  o seguinte: “Quando estamos perante os nossos governantes, falamos-lhes o contrário daquilo que falamos nas costas deles”. Abdullah Ibn Umar disse: “No tempo do Profeta, nós considerávamos isso Nifáq”. [Bukhari]

Portanto, irmãos, saibam que a hipocrisia é um ato proibido no Islam. O muçulmano que teme verdadeiramente a ALLAH (SWT), deve se distanciar da falsidade. Deve cuidar em ter um bom caráter, em todas as circunstâncias e vertentes da sua vida. 





3 comentários:

  1. O hipócrita é mais detestável aos olhos de Allah SW do que os Infiéis! Devemos nos manter afastados dos munafikuns, são aqueles que usam as mesmas mãos para aplaudir e apedrejar. Mabruk aos irmãos Vagner e Cinthia. Alahu Akbar.

    ResponderExcluir