domingo, 21 de agosto de 2011

NOSSOS FILHOS






“Lembra-te quando Ibrahim disse a seus filhos, Yakub também, aos seus: Ó meus filhos! Allah escolheu para vós a verdadeira religião; portanto não morra sem ser submisso ao Senhor.” (Alcorão 2:132)


Além das bênçãos e alegrias que os filhos trazem estão juntas a elas grandes responsabilidades para com eles. Citamos aqui algumas:



1 – Escolher uma boa mãe é a primeira responsabilidade do pai para com o filho;

Hazrat Abdullah Ibn Umar (Radiyalláhuanhu) diz: “Ouvi do Raçulullah (S.A.A.S) o seguinte: Todos vós sois responsáveis e sereis questionados acerca da vossa responsabilidade. O Imám é responsável e será questionado sobre a sua responsabilidade, o homem é responsável pela sua família e será questionado acerca da sua responsabilidade, a mulher é responsável da casa do seu marido e será questionada sobre a sua responsabilidade, o servidor é responsável dos bens do seu patrão e será questionado sobre a sua responsabilidade, vós todos sois responsáveis e sereis questionados a respeito das vossas responsabilidades.” (Bukhari e Muslim)


2 – Escolher um bom nome;

Hazrat Abdullah Ibn Umar (Radiyalláhuanhu) conta que uma menina tinha o nome de ‘Asiya’ (com a letra sad) cujo o significado é de ‘desobediente’ Raçulullah (S.A.A.S) alterou para ‘Jamilah’ cujo o significado é ‘bela’. (Muslim)


3 – Ensinar a religião correta;

Hazrat Ibn Abbas (Radiyalláhuanhu) relata que Raçulullah (S.A.A.S) disse : “(Quando a criança aprende a falar) As primeiras palavras que devem ensinar às crianças é o Láilaha illallah.” (Hakim)


4 – Ensinar o Salat (oração);

“E recomenda aos teus familiares o Salat e sê constante na sua prática. Não pedimos de ti uma provisão. Nós provemos para ti.” (Alcorão 20:132)


5 – Escolher as amizades;

Raçulullah (S.A.A.S) disse: “O homem (geralmente) anda conforme a maneira de seu amigo, por isso, cada um de vós deve olhar com quem anda.” (Trimizi e Abu Daud)


Hazrat Abu Mussa Ash’ari (Radiyalláhuanhu) narra que Raçulullah (S.A.A.S) disse: “O exemplo da boa e má companhia é idêntico ao de um vendedor de Itr (perfume) e um forneiro que esteja a assoprar o fogo. Com o vendedor de Itr; ele ou  oferecer-te-á ou você próprio comprará ou pelo menos irás cheirar um bom aroma; enquanto que aquele que encontra-se assoprando para o forno ou queimará as tuas roupas ou irás cheirar a fumo.” 
(Bukhari e Muslim)

Assalamu aleikum!!

2 comentários: