sábado, 20 de agosto de 2011

OS ANIMAIS NO ISLAM: SINAIS DE DEUS

   


“Quem é gentil com as criaturas de Deus é bondoso para si mesmo.”
Profeta Muhammad (S.A.A.S.)


O Islam é um sistema abrangente, cobrindo todos os aspectos da vida. O tema “Os animais no Islam”, não é uma exceção a isso, há muitas concepções originais de animais no pensamento islâmico. Os animais são vistos, ao mesmo tempo, como sinais de Deus e como fonte de alimento (carne halal).


Sinais de Deus

Nós acreditamos que Allah (S.W.T.), é o Criador de tudo que existe. Toda criação, portanto, reflete o Seu Poder e a Sua Misericórdia. É por esta razão que o Coran (2:164) descreve os animais e todo o mundo natural como “ayat” ou sinais da existência de Allah (S.W.T.).
Há muitos animais citados no Coran e até mesmo alguns capítulos são titulados com nomes de animais tais como:

·       “A VACA”
·       “O GADO”
·       “AS ABELHAS”
·       “AS FORMIGAS”
·       “A ARANHA”
·       “OS CORCÉIS”

Muitos Hadiss são utilizados para ilustrar a necessidade de nós muçulmanos em cuidar desses Sinais de Allah (S.W.T.):
Abu Huraira (R.A.A.), narrou que o Mensageiro de Allah (S.W.T.) disse: “Conforme um homem ia percorrendo um caminho, sua sede ia se tornando insuportável. Com a continuação da caminhada, encontrou um poço e decidiu descer, e ali bebeu; porém, ao sair, viu um cão que arqueava e ofegava, de tanta sede que tinha, e inclusive lambia a areia. O homem disse a si mesmo: ‘Este cão está sofrendo de sede, do mesmo modo que eu sofria!’ Por isso, descendo outra vez ao poço encheu de água o seu sapato, agarrando-o com a boca enquanto subia; e deu de beber ao cão. Deus como recompensa por aquilo, perdoou-lhe as faltas.” Disseram ao Profeta: “Ó Mensageiro de Deus, acaso receberemos alguma recompensa por tratarmos bem os animais?” Respondeu: “Para cada fígado úmido (ser vivente) haverá uma recompensa.” (Bukhari e Mislim)



Nós muçulmanos acreditamos firmemente que todos os animais, na verdade, toda a criação é, naturalmente, muslim, e que tudo que existe segue e se submete à lei de Allah (S.W.T.).
O Coran declara que todas as criaturas adoram a Deus. Assim, o simples ronronar de um gato pode nos trazer o Zhikr ou a lembrança de Deus.


A Carne Halal

Embora os animais sejam considerados como naturalmente muçulmanos, eles são abatidos, a fim de cumprir os requisitos de carne halal. O método de abate islâmico é o mais humano possível e recomendável. A crueldade com os animais é proibida.

Então irmãos e irmãs, tratem bem os animais...



Assalamu aleikum!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário