domingo, 14 de novembro de 2010

A MODÉSTIA NO ISLAM







A Modéstia, uma das Características do Islam

Dentre as virtudes para a qual o Islam convoca é a modéstia. Se ela for encontrada numa família ou numa comunidade, toda a sociedade fica feliz: o mais idoso sente carinho pelo mais jovem, e o mais jovem respeita o mais idoso.

Os sábios reputam a pessoa modesta como maleável, distante da arrogância e da vaidade. Allah elogia os modestos, dizendo: "E os servos do Clemente são aqueles que andam pacificamente pela terra e, quando os ignorantes lhes falam, dizem: Paz!". (25:63).

Eles andam pacificamente, sem arrogância, nem insolência; são calmos e modestos. Esse é o seu comportamento quanto ao andar.

Porém, no que diz respeito ao seu relacionamento com seus semelhantes, eles os tratam com modéstia e educação. Por isso, Allah diz: "Quando os ignorantes lhes falam, dizem: Paz".

Um poeta disse: "Seja como as tamareiras, distante do ódio, quando lhe são pedras atiradas, retribuem as mesmas com suas melhores frutas."

A modéstia é composta de várias partes: a mais nobre é a modéstia do indivíduo perante a lei de Allah. Ele aceita a Sua determinação e a determinação do Profeta, com toda convicção e educação. Allah diz: "A resposta dos crentes, ao serem convocados ante Allah e Seu Mensageiro, para que (estes) julguem entre eles, é: Escutamos e obedecemos!" (24:51).


Que Allah nos agracie com a modéstia, amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário